Literatura

Literatura juvenil

(Foto in Art People Gallery)



    Esta página tem como intenção dar a conhecer, ou aprofundar o conhecimento dos leitores, sobre os (as) autores (as) portugueses (as) que, para além de terem como principal objectivo a motivação dos mais jovens para a leitura, contribuem no sentido de promover a importância da valorização e da preservação do património português, nos mais diversos domínios: material, imaterial, natural, móvel ou imóvel.



Mistério no Museu de Arte Antiga

Mistério no Museu de Arte Antiga


Autora: Patrícia Reis
Editoral Planeta
Colecção: O Diário do Micas
ISBN: 978-989-657-503-8


Sinopse: Nas férias, o Micas costuma ir com o avô, que é jardineiro, para o Museu Nacional de Arte Antiga, onde ele trabalha. É um bocado chato, na verdade - uns toques na bola com amigos de ocasião, e mais nada... Mas este ano, o avô resolve inscrevê-lo num programa de actividades de Verão que a directora do museu criou para os mais novos. Surpresa das surpresas, o Gugas, o seu melhor amigo, também se inscreve! E, para ajudar, no grupo de inscritos há benfiquistas e miúdas giras.
A coisa prometia um Verão bem mais animado, mas nada que se comparasse ao que os aguardava, quando, dias mais tarde, o museu é virado do avesso por um mistério que o grupo se une para resolver...

Opinião: Utilizando uma linguagem acessível e um vocabulário adequado à faixa etária a que se destina, a autora transporta os leitores até ao exterior e interior do palácio construído pelos condes de Alvor - actual Museu Nacional de Arte Antiga. Enquanto se desenrola um intrincado caso à volta de uns diamantes que, supostamente, estão escondidos no museu, os jovens leitores têm a possibilidade de enriquecer o seu conhecimento sobre o património material português que faz parte do acervo do referido museu.
Sem querer tirar o incentivo à leitura desta obra, destaca-se que o acervo do Museu Nacional de Arte Antiga  tem como base o espólio artístico proveniente dos numerosos conventos e posteriormente enriquecido com aquisições e doações. Inclui, ainda, colecções de pintura portuguesa e estrangeira dos séculos XII a XIX, escultura e ourivesaria dos séculos XII a XVIII, desenhos dos séculos XV a XVIII, gravura europeia dos séculos XVI a XIX, cerâmica portuguesa e estrangeira, tapeçaria, têxteis e mobiliário com incidência no indo-português.
Este livro torna-se um excelente instrumento ao serviço da educação e da formação cultural dos jovens, tendo a sua autora cruzado factos reais com uma história de mistério muito bem conseguida.


                                      O Mistério da Torre do Tombo


Autor : João Aguiar
Edições ASA
Colecção O Bando dos Quatro
ISBN: 9789724152899

Sinopse: «Torre do Tombo» é o nome do mais importante arquivo português, onde estão guardados documentos velhos de muitos, muitos séculos que contam boa parte da História de Portugal. Ora, é precisamente a Torre do Tombo que vai ser alvo da acção criminosa de uma quadrilha que já uma vez foi derrotada pelo Bando dos Quatro e que, agora, prepara um roubo sensacional e também uma vingança terrível contra os nossos heróis e contra o Tio João.
Será possível lutar contra ladrões que estão escondidos, evitar o roubo e enfrentar a vingança que se prepara?

Opinião: No âmbito de um género (brilhante!...) a que João Aguiar nos habituou, este livro tem a particularidade de continuar a evocar pormenores do património material (histórico e cultural) português. 
Como na maior parte dos livros que escreveu, o Autor enriquece a narrativa a partir de uma investigação cuidada, que tem por base documentos históricos.
No Mistério da Torre do Tombo, o Bando dos Quatro tem a oportunidade de conhecer um livro preciosíssimo - o Apocalipse de Lorvão -, que irá sair para uma exposição internacional em Madrid e, como tal, tornar-se-à um desejável alvo para uma perigosa quadrilha.
O Apocalipse de Lorvão, guardado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, foi manuscrito no século XII e contém maravilhosas iluminuras. Encontrado na biblioteca do Mosteiro de Lorvão (que lhe deu o nome), foi Alexandre Herculano que levou o Códice do Apocalipse  para a  Torre do Tombo.
Entre peripécias que envolvem armadilhas, explosões, roubos e raptos, o Bando dos Quatro tem a oportunidade de conhecer todos os pormenores associados aos pergaminhos, manuscritos e iluminuras da Idade Média, em Portugal. 
alquimia da escrita do Autor joga entre História e ficção, acompanhando sempre o leitor com momentos de grande sentido de humor, característica da sua forma de narrar muito própria.
Não sendo possível continuarmos a ter o prazer de ler novas obras do Autor, recordaremos sempre o seu género literário - romance histórico para adultos e ficção juvenil, com rigor científico -, constituindo-se bons exemplos na literatura nacional.
Até sempre, João Aguiar!

Sem comentários:

Enviar um comentário